M(A)DE IN A CAGE?



Sobre a capa da Ayu e sua arte, venho expressar o que possivelmente ela veio representar com essa capa tão simples, porém tão significativa. E claro: só quem realmente conhece a hipocrisia atras da beleza do Japão pode perceber isto.

Inicialmente, as pessoas devem tirar da cabeça delas que o Japão não é (e está longe de ser) um país dos sonhos. Essa imagem distorcida criada pelas inúmeras Kawaizisses e excesso de preenchimento imaginário deixou o país em uma zona de conforto para quem vive fora dele. Este país não existe, e é uma ilusão. O Japão em sua realidade é cheio de limitações e preconceitos, consumista e que esquece o passado facilmente mas adora relembrar quando é viável. Ayumi expressou isto nas canções, e é claro, não deixaria de expressar na capa do álbum. Assim, ela expressa o que ela quer dizer em Suvivor:

"Este lugar é literalmente uma selva de concreto,
ei, existe uma cidade mais surreal que essa?
Os viajantes não sabem a crueldade que espreita
nas profundezas da assim chamada cidade "kawaii"."

A corda na mão deixa claro o aprisionamento que a Ayu tem pelo simples fato de ser Japonesa e famosa. Qualquer coisa fora da realidade Kawaii, a taxam de "puta", "sem vergonha" e mandam comentários maldosos, como o caso ocorrido com Party Queen e seus relacionamentos amorosos. Em contra-partida, o Japão é o país líder em criação de brinquedos sexuais e pornografia (infantil inclusive), o que é no minimo hipócrita esse (e as pessoas de fora) julgarem só por uma capa / clipe ou vida amorosa de alguém. Além do mais, as pessoas não vêem a pessoa Ayumi, as pessoas vêem o produto AVEX e esperam que ela viva eternamente com essa etiqueta. Mais uma vez, expressando o que ela disse em uma de suas musicas anteriores "WARNING", Ayumi se vê presa em comentários que insistem em querer algo que a Ayumi de hoje não é mais, amarrar ela a um produto para fanbase, e isto ela não é.

O "A" entre parenteses representaria esse cerco dentro de um espaço definido. Ela foi feita como Ayu e ela está sempre ligada a essa imagem, como ela foi (e ainda é) definida principalmente pelo público e os fãs, continuamente a ser comparada a uma imagem que criaram sobre ela nos ano de 2000, imagem esta que ja morreu desde NEXT LEVEL, que o próprio álbum já trás o nome  "Novo Nível" ou, nova Ayu.

Desde o início, quando anunciou o nome, estava mais que claro que não teríamos e nem era a vontade da ayu vestir um quimono e por flores na cabeça para representar o MADE IN JAPAN. Quem realmente conhece a Ayumi sabia que viria algo que destroçaria a imagem do cenário atual Japonês escondido nos incansáveis letreiros da cidade.

Ayumi simplesmente nos mostrou que ser considerada "MADE IN JAPAN", não é realmente algo que atualmente alguém deva se orgulhar.


1 Ayu Fans Comentaram:

gostei bastante dessa análise e n poderia concordar mais. pensei perto do que vc escreveu!

24 de junho de 2016 01:15 comment-delete

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