Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

M(A)DE IN A CAGE?



Sobre a capa da Ayu e sua arte, venho expressar o que possivelmente ela veio representar com essa capa tão simples, porém tão significativa. E claro: só quem realmente conhece a hipocrisia atras da beleza do Japão pode perceber isto.

Inicialmente, as pessoas devem tirar da cabeça delas que o Japão não é (e está longe de ser) um país dos sonhos. Essa imagem distorcida criada pelas inúmeras Kawaizisses e excesso de preenchimento imaginário deixou o país em uma zona de conforto para quem vive fora dele. Este país não existe, e é uma ilusão. O Japão em sua realidade é cheio de limitações e preconceitos, consumista e que esquece o passado facilmente mas adora relembrar quando é viável. Ayumi expressou isto nas canções, e é claro, não deixaria de expressar na capa do álbum. Assim, ela expressa o que ela quer dizer em Suvivor:

"Este lugar é literalmente uma selva de concreto,
ei, existe uma cidade mais surreal que essa?
Os viajantes não sabem a crueldade que espreita
nas profundezas da assim chamada cidade "kawaii"."

A corda na mão deixa claro o aprisionamento que a Ayu tem pelo simples fato de ser Japonesa e famosa. Qualquer coisa fora da realidade Kawaii, a taxam de "puta", "sem vergonha" e mandam comentários maldosos, como o caso ocorrido com Party Queen e seus relacionamentos amorosos. Em contra-partida, o Japão é o país líder em criação de brinquedos sexuais e pornografia (infantil inclusive), o que é no minimo hipócrita esse (e as pessoas de fora) julgarem só por uma capa / clipe ou vida amorosa de alguém. Além do mais, as pessoas não vêem a pessoa Ayumi, as pessoas vêem o produto AVEX e esperam que ela viva eternamente com essa etiqueta. Mais uma vez, expressando o que ela disse em uma de suas musicas anteriores "WARNING", Ayumi se vê presa em comentários que insistem em querer algo que a Ayumi de hoje não é mais, amarrar ela a um produto para fanbase, e isto ela não é.

O "A" entre parenteses representaria esse cerco dentro de um espaço definido. Ela foi feita como Ayu e ela está sempre ligada a essa imagem, como ela foi (e ainda é) definida principalmente pelo público e os fãs, continuamente a ser comparada a uma imagem que criaram sobre ela nos ano de 2000, imagem esta que ja morreu desde NEXT LEVEL, que o próprio álbum já trás o nome  "Novo Nível" ou, nova Ayu.

Desde o início, quando anunciou o nome, estava mais que claro que não teríamos e nem era a vontade da ayu vestir um quimono e por flores na cabeça para representar o MADE IN JAPAN. Quem realmente conhece a Ayumi sabia que viria algo que destroçaria a imagem do cenário atual Japonês escondido nos incansáveis letreiros da cidade.

Ayumi simplesmente nos mostrou que ser considerada "MADE IN JAPAN", não é realmente algo que atualmente alguém deva se orgulhar.


Um comentário:

  1. gostei bastante dessa análise e n poderia concordar mais. pensei perto do que vc escreveu!

    ResponderExcluir

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Não serão aceitos comentários com insultos ou divulgações. Aguardo seu comentário.